O mindset da liderança pode alavancar ou arruinar a sua companhia.
Ao mesmo tempo que a chave para vencer qualquer mercado é ter grandes talentos na empresa, tê-los pode ser algo bastante perigoso a depender da Cultura Organizacional. Assim como a cultura familiar tem o dever de formar crianças emocionalmente fortes, capazes de reconhecer suas habilidades e debilidades e buscar fortalece-las, as companhias tem exatamente o mesmo papel na formação e retenção de seus talentos.
Isso porque se eles acreditarem que são talentosos e bons o suficiente, tendem a se manter em um patamar estagnado, sem buscar novos desafios, o que pode ser devastador para a companhia. O fiel da balança neste caso é a liderança, a depender da postura adotada, pode incentivar seus colaboradores a buscar melhoria contínua, desenvolvimento sócio emocional, fortalecimento da cultura e clima organizacional, ou pode incentivar um clima hostil e de disputa não saudável nem a companhia nem a saúde emocional das próprias pessoas que alimentam a este sistema.
Carol Dweck no seu livro Mindset, classifica os mindsets em 2 grandes grupos sendo fixo e de crescimento.
Os líderes de Mindset Fixo, tem a necessidade constante de afirmar sua superioridade, possuem um ego pessoal em proporções gigantescas e usam a empresa como uma plataforma para exercer sua superioridade e poder. Tem em mente que são grandes gênios e que portanto não necessitam de pessoas talentosas e sim subordinados obedientes que executem suas ideias brilhantes, além de enxergarem colaboradores competentes como uma ameaça. Necessitam protagonizar, estarem em uma posição de destaque e serem os únicos mandachuvas, para que se sintam superiores aos demais, além de possuírem uma infinidade de opções para culpar.
Os líderes tem Mindset de Crescimento , tem enorme disposição para crescer e desenvolver os demais, não tem a necessidade de provar que são melhor do que os demais, não reivindicam crédito pelas contribuições, nem prejudicam os demais a fim de parecerem poderosos, pelo contrário, estão sempre em busca de melhoria, cercam-se das pessoas mais eficazes que se consegue encontrar além de possuir uma incrível visão de futuro”. Usam a companhia plataforma de crescimento para si, para seus colaboradores e para a sociedade como um todo. para exercer sua superioridade e poder. Selecionam a sua equipe pela paixão e desejo de realizarem e de desenvolverem. Fomenta que cada colaborador também exerça seu papel de liderança, na medida em que contribuem para o crescimento de seus pares e subordinados. Buscam aumentar a produtividade dos seus colaboradores através do aconselhamento, e não do terror, valorizam o trabalho em equipe, e não a genialidade individual.
Segundo Jim Collins em seu livro Empresas feitas para vencer, o tipo de líder que mais contribui para o crescimento da empresa é aquele que faz constantes perguntas e tem coragem de enfrentar respostas brutais, isto inclui olhar de frente os fracassos, inclusive os próprios, reconhece o poder do grupo, valida e incentiva seus colaboradores e sempre mantem a fé no sucesso final.
Independente da posição hierárquica que você ocupa, a reflexão deste artigo é: Em qual dos dois tipos de Mindset de liderança você mais se adequa, (MINDSET FIXO ou MINDSET DE CRESCIMENTO)?
Artigo escrito por: SAMIRA SAHID
© GRANTED – EXECUTIVE DEVELOPMENT